domingo, 15 de fevereiro de 2009

Apresentação.

Como de praxe, nesse primeiro post vou apresentar o blog e sua idéia principal.
Antes de tudo, preciso dizer ao leitor que esse espaço é uma recriação. Existia um pronto antes, mas, por alguns motivos, resolvi apagar o antigo e construir este aqui. Ao longo das postagens que estão por vir, o leitor vai perceber a forte presença de assuntos políticos (o que é bastante evidente, tendo em vista toda a estrutura pré-existente no blog), seja teoria ou prática. Trarei também para a discussão temas econômicos, tendo em vista que política e economia são duas coisas que, a meu ver, dificilmente se tocam. Há quem discorde, como os marxistas, mas paciência. Outra característica do blog que está renascendo é que raramente terá posts que se apeguem muito à notícias em geral. Naturalmente, aqui será um espaço para debates, mas isso não implica que esse espaço só viva em função do que está acontecendo 24h por dia, até porque não sou jornalista, e esse blog muito menos.
Nesse momento o leitor deve estar se perguntando "mas, Filippo, por que razão um espaço sobre política?". Ora, meu amigo, simplesmente porque é a Política que move quase todas as engrenagens do mundo contemporâneo. São de pequenas salas ou de grandes assembléias que saem decisões/compromissos que mexem em diversas áreas, que abrangem desde o social até questões sobre administração pública. Quando Aristóteles falou que nós, Homens, somos seres políticos, acertou.
Outra questão que o leitor pode estar levantando, ou que já deve ter levantado é "mas a política é uma área tão suja, tão corrupta...''. Nesse momento, eu, encarecidamente, peço ao leitor que repense essa frase. Hoje, graças a Deus, vivemos em um Estado Democrático de Direito. O que esse nome todo significa? Significa que o Brasil é um Estado onde o regime democrático é vigente e onde se respeitam às leis. E se isso nos é garantido, ou seja, se essa estabilidade nos é garantida, foi porque inúmeras lutas políticas foram travadas ao longo da nossa história. Organização social, Leis, garantias fundamentais, enfim, tudo é resultado de decisões políticas.
É bem verdade que a política não deve pertencer ao espaço das ''áreas mais virtuosas'', mas eu pergunto, qual área do conhecimento humano se encaixaria nesse admirado espaço, tendo em vista que sempre vai haver um mau elemento que irá distorcer a prática para atender seus interesses e prejudicar o próximo? - Não estou defendendo a falta de Moral Pública, só peço ao leitor que seja realista, afinal de contas somos todos Homens, e nem todos são morais, infelizmente. -
A política faz parte do Homem. E hoje, em pleno século XXI, ela se faz necessária em sua mais nobre forma, a democrática. Atualmente, com a fortificação do novo individualismo, com a luta pela manutenção e defesa dos Direitos Humanos, e a intensificação da Globalização (o que não pode ser impedido e muito menos demonizado), a Democracia se apresenta como o único regime de governo que atende às nossas demandas.
Fico feliz e bastante honrado em ter vc como leitor desse novo espaço. Espero que goste, ou que ao menos, eu consiga te fazer pensar sobre o assunto, e quem sabe, te convencer.

Saudações,

Filippo Z. Scelza

Nenhum comentário: